Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Doce natal japonês

Xmassoraya img
Bolos decorados da Douce Delice

Nada de ceia com tender, peru de natal ou panetones. A estrela do menu de natal japonês é o bolo. Apesar de não ser um país cristão, o Japão incorpora cada vez mais as influências ocidentais das comemorações de natal. As decorações com luzes, chamadas de “イルミネーション” (illumination) tomam conta das grandes cidades e as vitrines de confeitarias exibem todo o seu potencial com opções de bolos (que dão até dó de comer de tão bonitos).

Cada país tem sua culinária típica para celebrar o natal, os tradicionais bolos da Inglaterra, por exemplo, são variações de bolos de frutas secas que se assemelham ao dundee cake escocês regado com whisky ou aos panetones italianos.

kazu img
Detalhes na decoração dão o toque natalino nos bolos do Expresso Kazu

“No Japão, não há a tradição de ceia de natal como no Brasil, mas o Christmas Cake é sagrado, sobretudo o bolo de morangos que é o mais tradicional nesta época, com enfeites delicados de Papai Noel, boneco de neve, árvores. Os bolos são na maioria pequenos pois são consumidos entre namorados ou em família e em grupos de amigos”, conta Soraya Akiama, da Douce Delice.

O Natal é a época mais movimentada para as confeitarias japonesas. “Os bolos são muito mais requisitados que no dia dos Namorados e dia das Mães”, revela Soraya.

xmascake
Bolo para celebrar o natal no Japão
Ichigo Shortcake

O bolo de morangos com chantilly, chamado de ichigo shortcake, é uma criação da confeitaria japonesa. Soraya explica que o yougashi é uma subdivisão da confeitaria japonesa, que inclui doces internacionais com menos açúcar e em porções menores que os originais. “Meu mestre costumava dizer que o yougashi é doce japonês com influência internacional e inspiração em doces franceses, alemães, italianos, mas que são feitos para o paladar dos japoneses. Na minha opinião, o bolo de natal é o yougashi mais famoso e o mais consumido no Japão”

O chef de confeitaria Tadao Arakaki, também conta que o bolo de morangos é um dos mais pedidos. “Quando fiz estágio no Japão, a gente chegou a fazer uns 4 mil bolos só para o natal”, lembra. “Você não vai encontrar esse bolo em uma confeitaria francesa, por exemplo. Diferentemente dos demais bolos de frutas, ele é feito de forma que a fruta fique mais visível e também mais valorizada”.

Para conferir o menu da Douce Delice, clique aqui

Para conferir o menu do Expresso Kazu, clique aqui

*Matéria atualizada no dia 10 de novembro de 2015.