Design na cozinha – dispenser de shoyu

Linha de produtos "sempre frescos" da Kikkoman

Linha de produtos “sempre frescos” da Kikkoman

aizome_shoyu_minatogawaEssa é para os fãs de comida japonesa: aquela cena de encher a “piscina” de shoyu até a borda do prato está com os dias contados. Com o novo modelo de dispenser que a Kikkoman desenvolveu para os molhos de soja, a embalagem maleável permite um melhor controle na dosagem, evita o desperdício e preserva a qualidade do molho.

Isso se deve ao formato ergonômico da garrafa e à camada dupla de revestimento que permite que ar que entra na garrafa fique preso na camada externa. Ao evitar o contato do ar direto com o produto, a embalagem também mantém as características do molho fermentado naturalmente por mais tempo, mantendo-o sempre fresco.

Para entender melhor o mecanismo da garrafa, veja o vídeo completo no site oficial da marca (em japonês).

Fazendo história

soysauce
A marca Kikkoman também marcou a história do design de produto com a embalagem de shoyu criada em 1961 pelo designer Kenji Ekuan (1929-2015) e que vemos em restaurantes até hoje.

A garrafa desenhada com uma silhueta arredondada tem uma tampa com dois orifícios que também permite o controle de saída do líquido ao tampar um dos lados.

Com a inovação, Ekuan ganhou prêmios internacionais de design como o Lucky Strike Designer Award, em 2003 e o Golden Compass Award, em 2014 e ganhou até um espaço no acerco do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

Um jantar especial

As garrafas maleáveis ainda não estão no mercado brasileiro, mas já foram apresentadas em feiras de negócios e em um jantar especial organizado pela produtora Dô Cultural e pela empresa Kikkoman do Brasil no dia 18 de junho de 2015 (veja mais sobre o jantar na Hashitag).

Com a proposta de apresentar um jantar tradicional japonês (washoku), a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, convidou a chef Helena Rizzo, do restaurante Maní e jornalistas para provarem o sabor delicado do outono oriental. Com ingredientes típicos como a abóbora kabocha e o yuzu, a estação é conhecida como a época para despertar o apetite, em que a natureza traz a sua máxima expressão à gastronomia.

Os aromas e sabores próprios do outono ganharam um toque especial com a escolha dos insumos frescos e os produtos oferecidos pela Kikkoman.

Para a ocasião, foram usados os molhos de soja Guen-en, Shiboritate Nama e Dashi-shoyu, cada um com uma peculiaridade no processo de produção (veja mais sobre a fábrica de shoyu na Hashitag): o Shoyu Guen-en tem um teor reduzido de sódio, o Shiboritate Nama é fresco e não passa pelo processo de pasteurização; e o Dashi-shoyu que é feito com uma mistura com caldo essencial dashi.

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Fonte: BCB (27/03/2024)
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