Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Delicadeza cristalizada

tamara amendoas kykah
Tâmara com lascas de amêndoas produzidas uma a uma Fotos: Rafael Salvador/ Nikko Fotografia
O cuidado com a apresentação visual dos pratos japoneses ganha expressão máxima na confeitaria. Seja em doces tradicionais do Oriente, seja em doces trazidos do Ocidente, uma coisa é certa: cada detalhe deve ser levado em consideração.

brigadeiro dourado kykah
Brigadeiro dourado
Os laços com a cultura japonesa do Kykah Doces ficam evidentes não só nos olhos puxados de Kimiyo e Kenzzo Onitsuka, mas também no trabalho que eles apresentam nas lascas de amêndoas feitas uma a uma, nas flores de açúcar colocadas sobre a cesta de chocolate ou no traço de pincel sobre o doce de cupuaçu, tal qual uma pintura de shodô.

Especializados em produção de doces para eventos, mãe e filho contam que cerca de 70% de seus clientes são nipo-descendentes. “Fazemos entre seis a sete eventos por fim de semana”, revela Kenzzo. Com uma agenda tão cheia, eles ainda encontram tempo para criar novos doces, alguns inspirados em ingredientes brasileiros e no esmero da culinária oriental.

“A Kykah é muito perfeccionista, por isso, é ela quem geralmente faz as finalizações dos doces”, explica Kenzzo. Kykah reconhece que é detalhista e diz: “Aquilo que eu considerava um defeito é muito útil para a minha profissão, além disso, nossa equipe se completa, pois o Kenzzo gosta de criar receitas e também de se relacionar com os clientes”.

Sabores orientais

trufa matcha kykah 2
Trufa de matchá

Levando em conta as diversas possibilidades de sabores orientais e as experiências em viagens ao exterior, a dupla inseriu no portfólio alguns doces como a trufa de matchá, o melone e o kinkan caramelizado com recheio de doce de coco.

O kinkan é uma fruta cítrica asiática cujo nome pode ser interpretado como “laranja de ouro”. A casca comestível da fruta equilibra o sabor adocicado do doce de coco, e o caramelo finaliza a apresentação com um brilho dourado.

“A trufa de matchá, na verdade, me despertou a atenção durante uma viagem à França, onde passamos por uma confeitaria que estava fazendo degustação de trufas de chocolate com os clientes e vi que muitos, mesmo os não descendentes, gostaram bastante da proposta. Ao voltar, adaptamos o doce com os ingredientes que encontramos aqui no Brasil e fizemos a trufa”, lembra Kykah.

“Já a ideia para o melone surgiu de uma viagem que fiz à Itália, pois lá provei o sorvete da fruta e gostei tanto que quis trazer uma proposta diferente para o nosso cardápio”, conta Kenzzo. O doce é feito com um cone de chocolate e recheio de creme de melão.

Kykah Doces

Site Kykah Doces: www.kykah.com.br
Telefone: (11) 4238-0113