Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Degustação de culinária tailandesa na Liberdade

XS_430
Fotos: Henrique Minatogawa/ Nikko Fotografia
Até o fim de abril, no fim de semana, visitantes do bairro da Liberdade, em São Paulo, podem experimentar um pouco da culinária tailandesa.

A degustação acontece em um stand montado na Praça da Liberdade. As chefs Jidapa Tisa e Kingdao são as responsáveis pela preparação dos pratos e explicação de ingredientes e modo de preparo.

A cada dia, dois pratos são escolhidos e preparados no stand. Entre eles, estão o panang moo, gai satay, pad mee, keng keao wan gai e pad thai.

A degustação começa às 12:00, apenas aos sábados e domingos.

A ação é promovida pelo Departamento de Promoção do Comércio Internacional, entidade ligada ao Ministério do Comércio da Tailândia e Embaixada Real da Tailândia no Brasil.

Entrevista: Chef Jidapa Tisa

chef jidapa tisa 2
A chef Jidapa Tisa apresenta um pouco da culinária tailandesa

#Hashitag conversou com a chef Jidapa Tisa, cujo apelido é Poppy. Tailandesa, há cerca de oito anos vive no Brasil. Atualmente, ela trabalha com consultoria, treinamentos e aulas de culinária tailandesa.

Hashitag: Como você define a culinária tailandesa?

Jidapa Tisa: A culinária tailandesa usa apenas ingredientes frescos. Cozinhe agora e coma agora. Na minha opinião, depende muito do humor. Não tem certo ou errado, se gostamos do sabor, da cor, da sensação… Acredito que o tempo, conforme envelhecemos, também completa [essa experiência].

Hashitag: Quais as principais características da culinária tailandesa?

panang moo 1
Dicas de como fazer um Panang Moo
Leia:JT: A culinária tailandesa conta com muitos ingredientes saudáveis, cada um com seus benefícios para o corpo, tais como pimenta, gengibre, erva cidreira, cebolinha, folhas de limão kaffir. A culinária tailandesa não usa gordura, é fácil de digerir e reduz o colesterol. A condimentação da culinária tailandesa é bem conhecida, assim como outras asiáticas. Equilíbrio, detalhes e variedade são elementos muito importantes para os chefs tailandeses. A culinária tailandesa é conhecida pelo equilíbrio de três a quatro sabores fundamentais em cada prato ou em uma refeição: azedo, doce, salgado e amargo.

gai satay
Gai Satay
Hashitag: Considerando as semanas passadas, qual sua impressão sobre a receptividade do público em relação à degustação?

JT: As pessoas que se interessam pela culinária tailandesa querem saber mais sobre os ingredientes, e é meu dever explicar como cozinhá­-los. Quando eles gostam do que
experimentaram na degustação, compram os ingredientes na loja e depois voltam para me mostrar, “eu comprei, Jidapa!” (risos).

Hashitag:
Na semana passada, foi celebrado o Ano Novo tailandês. Como são as comemorações?

JT: É o Songkran, que nós chamamos de Ano Novo Tailandês, Rot Nam Dam Hua ou Festival da Água. O modo tradicional de celebrar é com os mais velhos; a maioria dos tailandeses retorna à sua terra natal para encontrar a família. As pessoas começam a limpeza, purificação e um novo começo. As casas são limpas, as estátuas de Buda são cuidadosamente limpas com água perfumada, e os mais velhos são homenageados com água sendo respeitosamente derramada em suas mãos. Jogar água nas pessoas significa lavar os maus pensamentos e más ações, e desejar boa sorte para elas no Ano Novo.