Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Curso de horta orgânica

ecovila2-2
Engenheiro agrônomo Edson Hiroshi ensina a “escutar a terra” e a cultivar horta orgânica
O educador e engenheiro agrônomo Edson Hiroshi ministra o curso Horta Orgânica: um Caminho, na Ecovila Clareando, em Piracaia, nos dias 10 e 11 de dezembro.

A proposta do curso é ensinar como se reconectar com a natureza. Para Hiroshi, cultivar uma horta orgânica é o primeiro passo se criar um diálogo com a terra. Por isso, ele ensinará como fazer composto orgânico, como preparar a terra, plantar corretamente e fazer inseticidas naturais.

Desta forma, quem mora em apartamento, por exemplo, vai conseguir fazer vasinhos de tempero sem agrotóxicos para usar na cozinha. E quem mora em um sítio poderá preparar a terra utilizando técnicas que não agridem o meio ambiente. “As pessoas vão descobrir que é possível fazer milagres em um metro quadrado de terra”, afirma.

Ecovila Clareando

Edson Hiroshi é idealizador da Ecovila Clareando, em Piracaia, localizada a 90 Km de São Paulo. Ele é um dos pioneiros no cultivo e ensino de horta orgânica urbana no Brasil.

ecovila-2
Ecovila Clareando fica em Piracaia, a 90 Km de São Paulo

Ao se mudar para a Ecovila Clareando em 2001, Hiroshi construiu a própria casa, em mutirões, com tijolos de abobe (barro) e reciclando materiais, como vidros de carros, que se transformaram em janelas da casa. Implantou um sistema de tratamento de esgoto natural, cujos resíduos são usados como adubo para o pomar.

Hoje, o educador promove vivências na Ecovila, onde realiza oficinas de horta, passeios guiados, meditações, tratamentos naturais de detox.

Curso Horta Orgânica: um Caminho

Quando: 10 e 11 de dezembro de 2016
Quanto: R$ 290 (inclui hospedagem e alimentação vegetariana)
Inscrições e informações: projetocasaclara@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/projetocasaclara