Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Curso de Atualização Sushi Skills Brazil

IMG_1062-kazato_masayoshi
O curso acontece nos dias 27 e 28 de outubro, em São Paulo Foto: Henrique Minatogawa
O primeiro Curso de Atualização Sushi Skills Brazil traz o mestre japonês Masayoshi Kazato a São Paulo para ministrar as aulas especializadas em sushi.

São dois dias de curso (27 e 28 de outubro de 2015) com conteúdo exclusivo desenvolvido pela All Japan Sushi Association Sushi Skills Institute, órgão japonês que dissemina o conhecimento sobre a técnica e a arte de fazer sushi pelo mundo.

Entre os temas abordados, Kazato apresentará técnicas de preparo do arroz, de higienização de peixes e de manutenção de facas, que são habilidades essenciais para formar um bom profissional da cozinha japonesa. Por isso, o curso é voltado não só para cozinheiros, mas também para chefs em busca de atualização, professores e proprietários de restaurantes.

Certificação internacional

Ao se inscrever para o curso, o participante também ganha a inscrição para o exame de proficiência que certifica profissionais da culinária japonesa. A prova é avaliada pela comissão japonesa da AJSA Sushi Skills Institute, ligada à AJSA (associação de profissionais do sushi reconhecida pelo governo japonês) e aprovação garante um certificado internacional.

Desde 2010, a prova teórica já avaliou chefs de outros países como Estados Unidos, Rússia e Austrália e será aplicada, pela primeira vez, no Brasil no dia 28 de outubro de 2015, com realização da JBGroup com consultoria da produtora DO Cultural e a participação do divulgador da culinária japonesa Shin Koike como conselheiro do projeto.

Atualização profissional

A formação de um profissional especializado em sushis inclui anos de experiência que começam, nos moldes tradicionais, no chão da cozinha. Dali, segue para o pré-preparo com a lavagem do arroz, limpeza de peixes e assim por diante até chegar à prática com os cortes de sashimi. Cada uma destas etapas precisa ser bem dominada pelo profissional para alcançar a sonhada maestria em um balcão de sushis.

Entretanto, a especialização da mão de obra não conseguiu acompanhar a popularização da comida japonesa pelo mundo. Por isso, Kazato engajou-se à missão de apresentar as técnicas da cozinha japonesa ao redor do globo, com a AJSA Sushi Skills Institute, e acabou ganhando o título de “embaixador do sushi”.

Em 2014, o chef japonês esteve no Brasil para a palestra “Sushi: Técnica e Arte”, no restaurante Sakagura A1 e desta vez, volta ao país para ministrar o curso completo com aulas teóricas e práticas, nos dias 27 e 28 de outubro.

Acompanhe a Hashitag para ficar por dentro dos detalhes do curso.

Curso de Atualização Sushi Skills Brazil

Quando: 27 e 28 de outubro de 2015
Onde: Universidade Anhembi Morumbi – Câmpus Centro
Endereço: Rua Dr. Almeida Lima, 1134 – Brás, São Paulo – SP
Informações: sushiskills.com.br