Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Culinária coreana sem pimenta

coreano_banchan
Acompanhamentos da culinária coreana Fotos: Rafael Salvador
A culinária coreana é muito relacionada à pimenta. Embora isso não seja absolutamente um ponto negativo (afinal, é um condimento como qualquer outro), existe um conceito equivocado de que tudo é muito picante.

Algumas pessoas até deixam de entrar em um restaurante coreano por essa crença, perdendo a oportunidade de experimentar algo diferente.

A seguir, indicamos pratos coreanos totalmente sem pimenta que são muito representativos dessa culinária.

Bibimbap

O “risoto coreano” já é relativamente conhecido no Brasil, sendo uma boa indicação para iniciantes. Composto por arroz, diversos legumes, ovo, cogumelo e carne, o bibimbap requer a finalização por parte do cliente.

coreano_bibimbap
Bibimbap: a pimenta é opcional Fotos: Rafael Salvador

Por padrão, óleo de gergelim e gochujang (pasta picante) são oferecidos à parte.

O consumidor pode substituir o gochujang por shoyu. A presença do molho (seja apimentado ou não) é importante, pois, além de dar sabor, facilita a mistura dos ingredientes.

Mul-nemmyon

É um macarrão servido em caldo gelado com carne angus, pepino, nabo e ovo cozido. Refrescante, é um prato muito popular especialmente no verão na Coreia.

coreano_macarrao
Mul-nemmyon é servido gelado Fotos: Rafael Salvador

É um prato que se destaca pelas diferentes texturas envolvidas, com crocância e suavidade. Para adicionar contraste de temperatura, uma dica é combiná-lo com o próximo prato.

Bulgogi

Possivelmente é o prato coreano mais conhecido no Brasil. Assim como no bibimbap, o molho apimentado é opcional.

Na culinária coreana, o prato principal vem acompanhado do banchan, que é um conjunto de pequenas porções geralmente de vegetais — alguns apimentados, outros não. Essas porções são efetivamente acompanhamentos, e não entradas.

coreano_bulgogi
Bulgogi, o churrasco coreano Fotos: Rafael Salvador

Assim, no caso do bulgogi, recomenda-se consumir a carne com os elementos do banchan. Essa dica se estende a todos os pratos da culinária coreana. Lembre: os pratos do banchan podem ser repetidos.

Agradecimento: Restaurante Tofu House
Rua Lubavitch, 93, Bom Retiro, São Paulo-SP

Mais sobre a culinária coreana