Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

Cortesia japonesa no ar

Há muitas maneiras de se chegar ao Japão hoje em dia através de companhias aéreas europeias e também americanas. Até a TAM já se prepara para operar São Paulo/Narita. Mas a melhor maneira de desfrutar do voo, antes mesmo de colocar os pés no arquipélago nipônico, é optando por uma companhia aérea japonesa, com todos os requintes de serviços que já são mundialmente consagrados como os melhores do mundo.

Afinal, uma viagem do Brasil para o Japão demora mais de 25 horas e para amenizar a longa viagem, só mesmo um bom leque de serviços que distraia a alma e, claro, o apetite. A All Nippon Airways, que opera a partir de algumas cidades dos Estados Unidos, e na Europa – via Londres, Paris e Frankfurt – apresenta um diferencial que se nota a partir do check in, com um serviço atencioso e rápido. Mas é dentro da aeronave que se descortinam as maiores surpresas. Um serviço de catering de primeira, oferecido para todas as classes.

É possível escolher entre uma refeição japonesa (washoku) e uma ocidental. Se quiser já “entrar no clima” a opção certa é o washoku: leve, colorido e delicioso, muito apropriado para essa longa viagem. Essa opção é composta de uma zensai, entrada com pequenas fatias de legumes e peixes em conserva. Segue depois um mushimono, prato a vapor que pode ser um chawan-mushi (creme de ovos levíssimo, que pode vir com enguia). O prato principal – um peixe marinado no melhor saquê Guinjo e grelhado – é apresentado ainda com aroma do carvão. Acompanha uma sopinha leve e arroz branco de primeira. Dependendo do voo, o cathering pode ser apresentado em um box, composto por vários petiscos: peixes e ovas marinadas, omeletes, legumes da estação e frutas. Um verdadeiro festival de cores que é pura diversão.

Para fechar, um parfait, sobremesa feita com a fruta da estação. Para os voos de agosto, por exemplo, está programado um parfait de pêssegos aromáticos do Japão.

Ainda é possível ao passageiro agendar o segundo serviço para o horário de sua preferência. No cardápio, pratos que são conhecidos como comfort foods: udon (macarrão grosso) de cogumelos shiitake, missô-lámen, curry e sopa cremosa de abóbora japonesa kabotcha com milho. Todos servidos bem quentes.

Entre as refeições, pode-se pedir aperitivos, como uma seleção de queijos – entre eleschaource e roquefort – frutas da estação e sorvete de baunilha. Há também um delicioso macaron de chá verde.

Se preferir, a poucas horas da aterrissagem, é possível apreciar uma refeição leve – como uma sopinha osumashi (leve caldo de dashi com cogumelos) ou arroz branco com uma posta de peixe cavala ou buri (olho-de-boi)acompanhada de uma conserva de kinjisou, uma verdura típica japonesa.

Apesar do vasto cardápio, acima de tudo, o que diferencial da All Nippon Airways é o atendimento cortês, eficiente e simpático das comissárias. Vale a experiência!