Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Conhecendo a culinária tailandesa com Yuko Tappabutt

Entrevista com Yuko Tappabutt Henrique Minatogawa

A professora de línguas e youtuber Yukontorn Tappabutt, mais conhecida como Yuko, faz sucesso na internet e ganhou o público brasileiro com sua simpatia. Depois de participar de reality show gastronômico na TV, a tailandesa continua compartilhando curiosidades e receitas orientais em seu próprio canal no YouTube.

Ela recebeu equipe da #Hashitag em sua casa para um bate-papo sobre a culinária tailandesa e ainda ensinou como preparar o som tam, uma salada de mamão verde bastante popular na Tailândia.

Os primeiros vídeos de Yuko Tappabutt

Natural de Suphanburi, na região central da Tailândia, Yuko veio para o Brasil há sete anos. Como estava começando a estudar português, decidiu postar vídeos na internet para compartilhar suas descobertas da língua portuguesa com seus compatriotas. Com o tempo, o público brasileiro começou a pedir que ela começasse a ensinar tailandês também, e um vídeo foi levando ao outro até que vieram os primeiros vídeos de receitas.

Henrique Minatogawa

“Como eu costumo fazer comida tailandesa todos os dias, resolvi mostrar um pouco da comida do meu país no canal também. No começo, fazia vídeos bem mais simples e eu nem aparecia, só mostrava as mãos. As pessoas adoraram, principalmente porque eu falo errado”, brincou ao lembrar dos primeiros vídeos do canal.

Os números das suas redes sociais só foram aumentando. No YouTube, ela já soma mais de 97 mil inscritos em seu canal (acesse aqui), e no Instagram, são mais de 151 mil seguidores (acompanhe neste link).

“No começo, antes de participar do programa de TV, meu canal tinha uns 40 mil inscritos e eu já pensava ‘nossa, estou fazendo sucesso’, mas depois esse número subiu ainda mais”, observou Yuko.

A comida tailandesa

“Aprendi a cozinhar com a minha mãe”, comentou ao lembrar que sempre teve afinidade com a cozinha. E continuou “antes de vir para o Brasil, na adolescência, participei de um concurso culinário e, na etapa final, tinha participantes do país todo. Terminei a competição em primeiro lugar.”

Sobre os temperos, Yuko explicou que desde pequena já foi acostumada ao sabor picante das pimentas, mas que pessoalmente não gosta de comidas muito apimentadas. “Lá quase não se usa sal; no lugar, usamos mais o molho de peixe para temperar comidas salgadas”, contou. E o que mais não pode faltar na cozinha tailandesa? “Alho e pimenta, sempre tem que ter”.

Restaurantes tailandeses no Brasil

“Para manter um restaurante tailandês no Brasil, tem que fazer uma comida adaptada ao paladar brasileiro. Não tem jeito, senão o cliente vai achar muito forte ou muito apimentada e não volta”, disse Yuko lembrando de um restaurante que havia conhecido no bairro do Morumbi, cuja comida era muito parecida com a que encontrava na Tailândia, mas que, infelizmente, fechou.

“Para mim, a procura pela comida tailandesa no Brasil ainda é pequena comparada à de outras nacionalidades. Acho que acaba sendo mais buscada por pessoas que já conheceram a Tailândia e que têm saudade da comida de lá.”