Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Como fazer café coado na Hario V60

Minori Nagai, do Imi Cafe ensina as técnicas para fazer um café coado na Hario V60

Minori Nagai, do Imi Cafe ensina as técnicas para fazer um café coado na Hario V60 Rafael Salvador

O café coado na Hario V60 é um método de extração moderno que une design a favor do paladar. A partir de um método clássico, a empresa japonesa Hario, desenvolveu o modelo de suporte V60 com pequenos detalhes, mas que, por incrível que pareça, fazem a diferença.

Para explicar essas sutilezas, Minori Nagai do Imi Café apresenta o método com um passo a passo de como fazer café filtrado. “O suporte tem ranhuras que fazem com que o líquido escorra de maneira uniforme em direção ao copo”, explica Minori. Além disso, esse detalhe também distancia o líquido do papel do filtro, o que diminui o tempo de contato do pó com a água e faz com que se crie um espaço para a circulação de ar, que permite a “expansão do café” ao liberar aromas e notas sutis da torra.

“Outro detalhe da Hario V60 é que o orifício de saída do café é circular e isso evita que a água fique parada no fundo e possibilita a passagem constante do café coado”, acrescenta.

O filtro usado também é diferente, com um formato cônico que forma um ângulo de 60° (daí o nome V60) concentrando a saída do café num ponto só.

A especialista em cafés Julia Souza, da Academia do Café, conta que seu método favorito à a V60 “porque deixa o café mais suave e acentua as suas notas sensoriais”. A chaleira Buono, também da Hario, também tem um design exclusivo que permite maior controle na saída de água. “Se jogarmos toda a água de uma só vez o café fica super extraído, deixando um amargos indesejável”, completa Julia.

Como fazer café coado na Hario V60

  1. Passe um pouco de água quente direto no coador
  2. Descarte a água e acrescente 14 g de café moído para cada 210 mL
  3. Faça movimentos circulares e distribua a água de maneira uniforme sobre todo o pó.
  4. Pronto! O café está pronto para ser servido!

A nova confeitaria oriental