Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Como comer sushi

sushikan
Dicas de como comer sushi sem cometer gafes

No Japão, as regras de etiqueta à mesa costumam ser bem específicas, especialmente quando se trata de um restaurante tradicional.

Algumas dicas como “não formarás uma piscina de shoyu no seu prato” já são (ou deveriam ser) mais conhecidas, mas outras curiosidades mostram que não se trata apenas de bons modos, mas também de respeito ao alimento servido e preparado pelo cozinheiro e também uma forma aproveitar melhor a degustação.

A blogueira Piti Koshimura (Peach no Japão), esteve no Sushi-kan – onde se formaram os chefs Ken Mizumoto (Shin Zushi), Keisuke Egashira (Kan Suke) e Edson Yamashita (Ryo Gastronomia) –, em Tóquio, para pedir algumas dicas de como comer sushi corretamente.

Quem explica os detalhes é o chef Hideaki Sawamoto que soma mais de 50 anos de experiência no balcão do Sushi-kan. Ele conta que a função do gari (gengibre em conserva) é limpar o paladar, assim como o chá verde quente que geralmente é servido durante a refeição. Dessa forma, o gosto de um peixe não influencia o outro numa sequência de sushis.

Outras dicas importantes são: jamais separe o peixe do bolinho de arroz do nigirizushi e não molhe o arroz no shoyu, senão o bolinho tende a desmanchar antes de chegar à boca.

Mas então, como faz para temperar o nigirizushi com shoyu? É só virar o sushi de lado de forma que, na hora de pegá-lo, um hashi encoste no arroz e o outro no peixe. Dessa forma, você consegue firmar o nigirizushi, molhar apenas o “neta” (fatia de peixe) e degustar o sushi sem acidentes no meio do caminho e sem exageros de molho. Para entender melhor, veja o vídeo do canal Peach no Japão.

Assista ao vídeo “Como Comer Sushi”

Continue lendo…

Blog Peach no Japão
Regras de etiqueta japonesa
Dicas Ilustradas: Sushi