Começando o dia no melhor estilo

No Japão, os hotéis costumam oferecer um duplo bufê no café-da-manhã: um com a opção continental(normalmente com pães e doces diversos, saladas, crepes, ovos mexidos ou omeletes, salsichas, cereais e café), e um outro com a opção wachôshoku – uma versão resumida de um café-da-manhã tipicamente japonês, composto por arroz, sopa missoshiru, legumes em conversa, peixe grelhado, nattô (soja fermentada) e omelete no
estilo japonês (adocicada e temperada com dashi).
Mas se você quiser mesmo fazer uma imersão na Cultura Japonesa, profunda e inesquecível, não hesite: pernoite em uma ryokan, as hospedarias típicas japonesas. O serviço de refeição da manhã pode ser opcional, em muitos casos, e você escolhe na hora da reserva. Mas vale a pena experimentar. É um lauto banquete logo nas primeiras horas da manhã. Em muitos casos, é um ritual com uma sequência de mais de dez pratinhos.
Jojoscope visitou o Kamogawa-kan, na tradicional cidade de Kyoto, com uma bonita vista para o rio Kamo. Seu serviço matinal impressiona logo de cara pelo visual colorido. Apesar da fartura, tudo é muito leve, e, realmente, nada pesa no estômago. E vem sempre com um fogareiro shichirin para esquentar um tofu na própria mesa. É a porção lúdica da manhã, oriunda da cozinha vegetariana shojin, dos monges budistas. Aqui o registro fotográfico de duas refeições.

