Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Chá de Charme

Chá no Teakettle

Chá em 150 tons Jo Takahashi

A pressa é a inimiga do chá. Portanto, reserve umas boas horas para visitar o Teakettle. A fachada da casa já é um prenúncio do universo íntimo que aguarda o visitante. Tijolinho à vista e um imponente e florido pé de primavera dão o tom do que pode ser considerada uma viagem ao mundo complexo e delicado dos chás.

Se não há pressa, não há propriamente um horário pré-determinado para adentrar este universo. Pode ser para um chá da manhã, às 9h30. Mas pode ser depois, pois é servido um almoço leve, e segue para um afternoon tea e, por fim, um high tea, na melhor tradição inglesa, seguindo ininterrupto até às 20h30, de terça a sábado. No domingo, tem brunch, que se estende até às 17h30. O cardápio oferece diversos chás tradicionais (da China, Índia, França, Japão, por exemplo), mas também blends especialmente desenvolvidos pela fundadora da casa, que poderíamos chamar de sommelière de chá: Sylvia Rodrigues.

Será ela a nossa navegadora a sugerir os chás para cada momento. E com muita propriedade. Sylvia fez cursos de aprofundamento no tema na França (no Palais de Thés) e na Argentina (no Clube de Chá da Argentina, com a mestra Jane Pettigrew). Tem também uma experiência acumulada de fitoterapia, quando trabalhou na Weleda receitando plantas medicinais. Ou seja, une a apreciação do chá como proposta gastronômica e também para finalidades medicinais. Tudo de bom para a saúde e o bem-estar.

Salão Teakettle

Salão para o jardim Jo Takahashi


E o bem-estar é garantido pelos ambientes agradáveis e cheios de charme do Teakettle. Cada espaço tem sua identidade, e são todos surpreendentes. Há uma luz especial que tempera o ambiente. Os detalhes das xícaras, coleção de bules coloridos, livros sobre chá, louças coloridas, tudo conspira para criar a atmosfera propícia para a degustação das infusões. E na mais íntima das salas, num clima wabi-sabi, reina um conjunto para cerimônia do chá, em estilo japonês. A sequência de espaços nos leva ao salão dos fundos, o maior e naturalmente iluminado, voltado para um gracioso jardim, com árvores enormes, algumas frutíferas, como a jabuticaba e um pequeno pé de kinkan.

O chá tem o poder de suspensão e persistência que abre a alma para o contemplativo. Sabemos que por trás deste serviço impecável está uma equipe muito sintonizada com os propósitos de oferecer uma degustação afetiva. Sylvia Rodrigues comanda com candura e maestria a equipe, o chef Toshi Akuta, com a liberdade outorgada, prepara os quitutes e sobremesas introduzindo, quando a receita permite, o chá como ingrediente culinário. Dos vários chás à disposição no cardápio e também para levar, são mais de 150 variedades e, muitos deles, blends especialmente criados pela proprietária.

Teakettle

Endereço: Rua Alexandre Dumas, 1049 – Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP
Tel.: (11) 5523-9615
Site: www.teakettle.com.br

jotakahashi
Jo Takahashi foi consultor de arte e cultura na Japan Foundation, onde atuou por 25 anos como administrador cultural. Agora, migra essa experiência para a sua produtora independente, a Dô Cultural, que propõe um conceito design de formatar e desenvolver o projeto cultural.Acesse o JojoScope neste link