Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Cerâmica: a estética da natureza das refeições

hideko-honma-full
foto: divulgação

Lembro-me de que, na década de 90, recebemos a irmã do meu pai, em sua primeira visita ao Brasil. Eles perderam contato durante a Segunda Guerra Mundial; não se viam há mais de 60 anos.

Foi no interior de São Paulo, onde “plantamos” a casa de campo da família e o meu primeiro ateliê de cerâmica, cercados pela represa do rio Atibainha. O almoço, ao ar livre. Sentamo-nos sob uma enorme jaqueira que por muitos anos nos ofereceu seus perfumados e suculentos frutos. O aroma fresco e adocicado daquela tarde continua inesquecível.

Para a sobremesa, colhemos uma das muitas jacas maduras. Somente então percebemos que não havia prato ou talher para servi-la. Ficamos decepcionados com a possibilidade de saborear a fruta de maneira pouco civilizada perante uma visita tão particular. Em segundos, presenciei uma ação que abriu uma janela no meu pequeno mundo. Tia Sadako colheu algumas folhas da jaqueira, mergulhou cada uma em uma grande tigela de cerâmica cheinha de água fresca e sacudiu-as ao vento; juntou dois galhinhos secos, passou-os também na água e, transformando-os em hashi, foi elegantemente servindo os macios gomos de jaca sobre as folhas. Aprendizado memorável!

Desde então, a natureza é fonte inesgotável de inspiração para o meu trabalho.

Observando como a natureza e o entorno fazem parte da rotina familiar durante as refeições, vou adquirindo camadas e camadas de experiências para criar e saborear a profissão que abraço: ceramista!

Hideko Honma é ceramista; assina a cerâmica de alguns dos principais restaurantes japoneses de São Paulo.