Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Bolsas de estudos na Le Cordon Bleu do Japão

murata
Chef Yoshihiro Murata, do Kikunoi (3 estrelas Michelin), recebe estagiários estrangeiros pelo programa de bolsas da Le Cordon Bleu do Japão

Se você é um profissional da gastronomia e é apaixonado pela culinária oriental, essa pode ser a sua chance de conhecer as raízes da culinária japonesa e, de quebra, ainda aprender um pouco de japonês (com tudo pago!).

A escola de gastronomia Le Cordon Bleu do Japão, em parceria com o governo japonês, está oferecendo 15 bolsas de estudos para estrangeiros que tenham vontade de aprender as bases da culinária tradicional japonesa.

O programa de 8 meses de duração tem início no dia 1º de julho de 2016 e inclui um mês de ensino da língua japonesa, um mês de curso sobre técnicas básicas da cozinha nipônica e seis meses de estágio em um restaurante renomado de Tóquio ou Kyoto.

lecordonbleu
O programa vai de julho de 2016 a fevereiro de 2017

Além da isenção na taxa do curso, o programa ainda banca as passagens de ida e volta, os gastos com acomodação, uma ajuda de custo de 1000 ienes (equivalente a R$ 32) por dia, apoio para tirar o visto, uniforme e kit com utensílios. Não é necessário falar japonês, mas para conseguir uma das bolsas é preciso dominar pelo menos a língua inglesa, ter habilidades culinárias e paixão pela gastronomia japonesa.

Se você se encaixa no perfil, prepare-se pois as inscrições já estão abertas e pode ser feitas até o dia 22 de maio de 2016 (23h59, em Tóquio).

Com o apoio do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, esse projeto visa divulgar a culinária tradicional japonesa que foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 2013. (saiba o porquê aqui).

Conteúdo do curso

  • habilidades de facas japonesas (saiba mais aqui)
  • 5 habilidades básicas da culinária japonesa (preparações cruas, cozidas em fogo brando, fritas, cozidas à vapor e grelhadas)
  • cortes básicos de carnes e filetagem de peixes
  • caldos básicos e derivados (dashi)
  • cortes de vegetais japoneses
  • termos culinários japoneses (ingredientes, utensílios)

Quais são os tipos de facas japonesas?

Requisitos:

  • ser maior de 18 anos
  • ser estrangeiro
  • ser capaz de se comunicar em inglês na escola e com os chefs

A seleção levará em conta as habilidades culinárias do profissional e suas bases de formação, a paixão pela culinária japonesa e pela cultura gastronômica do Japão, o conhecimento na língua inglesa e o potencial de influenciar o ambiente de trabalho no retorno ao país de origem.