Editora JBC Made in Japan Hashitag Mangás JBC AkibaSpace BMA

As dificuldades do próprio negócio

luis_yscava
Após alguns anos trabalhando com gastronomia, percebi que sentia falta de alguma coisa. Sempre gostei de estar dentro da cozinha, produzindo e experimentando. Porém, com as dificuldades que foram acontecendo no decorrer de minha vida profissional, resolvi sair um pouco dela, descansar um pouco e procurar algo meu! Meu próprio restaurante? Pensei muito a respeito e no final tentei juntar tudo que eu gostava de fazer em um só lugar. Foi aí que surgiu a ideia de abrir uma escola de gastronomia com um espaço para servir degustações.

Planejei muito o espaço, lembrando das dificuldades que passava nas faculdades em que dava aula, nos eventos que fazia e nas experiências vivenciadas no exterior para tentar montar a cozinha dos sonhos. Nada nessa vida é perfeito e, com as aulas acontecendo, fomos descobrindo novos erros e falhas. O que achávamos que seria a solução só acentuou mais o problema ou não foi a solução mais adequada. Com esses erros, fomos adaptando e encontrando novas formas de aprender e continuar com os ensinos.

Mesmo com todos os esforços feitos e depositados, a empresa não prosperou. O espaço para degustação não teve o movimento esperado. As aulas mantiveram certa regularidade, mas não o suficiente. As contas apareciam e o dinheiro não era o suficiente. Foi aí que decidi fechar a escola.

Foi uma decisão difícil e muito triste, pois não é fácil aceitar que falhamos e que não deu certo. Não pense que isso é vergonhoso, muito pelo contrario. É nessa hora que temos que ser humildes, reconhecer o erro e juntar forças para prosseguir, mudar e correr atrás de nossos sonhos! Com tudo isso, muitas vezes descobrimos se é realmente isso que amamos e queremos fazer para o resto de nossa vida.

Hoje estou para abrir meu próprio restaurante. O medo e a insegurança de antes, que me fizeram desviar desse caminho, permanecem, mas em menor escala. Hoje, estou mais focado, mais decidido e, acredito que, mais preparado para fazer o que eu realmente gosto de fazer: estar dentro da cozinha, testando, cozinhando e tentando fazer com que os que passam por aqui sejam mais felizes. Afinal, tem coisa melhor do que comer?

Luís Yscava é graduado em Tecnologia em Gastronomia pelo Senac, com especialização em escolas da Suíça e Tailândia. Iniciou a carreira em restaurantes no Japão e soma ao seu currículo a vivência em países da Europa e Ásia. Atualmente é consultor gastronômico e chef do 2nd Floor – Noodle Bar