Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Água de comer

mochi-14-dsc04470_r1
Mizu Shingen Mochi Fotos: Rocket News
À primeira vista, este doce parece uma gota d’água, mas esta é a imagem de um doce japonês: o Mizu Shingen Mochi. O nome significa, em tradução livre, “bolinho de água”.

O shingen mochi é um prato típico da província de Yamanashi e é originalmente feito com arroz glutinoso. Apesar do nome “Mizu Shingen Mochi”, a composição desta versão do doce não leva arroz, por isso ele não é translúcido.

mochi-22-dsc04480_r1
Um doce transparente feito com água das montanhas de Yamanashi

Aliás, um dos segredos para a transparência tão única desta “gota d’água” é a pureza da água que vem das montanhas do sul dos Alpes Japoneses. Alpem disso, a receita inclui açúcar e ágar-ágar – substância extraída de algas marinhas e que tem a capacidade de endurecer em temperatura ambiente. (saiba mais sobre algas marinhas neste post).

A proporção do ágar-ágar usada no preparo deste doce é mínima, apenas para dar a forma sólida à obra. Por esse motivo, é recomendado que ele seja consumido dentro de 30 minutos, senão, começa a derreter.

mochi-video-1

mochi-video-3

O shingen mochi geralmente é servido com kinako (farinha de soja torrada) e calda de açúcar mascavo, que na verdade são os ingredientes que realmente dão o gosto ao doce.

No Japão, somente duas lojas da marca Kinseiken oferecem o doce tão transparente e puro e elas ficam em Yamanashi. Para quem for fazer uma visita à região, vale reservar um tempo para as fontes termais e para conhecer de perto as produtoras de saquê.

Kinseiken Daigahara

Onde: 2211 Daigahara, Hakushucho, Hokutoshi, Yamanashi 408-0312
Tel: +81-551-35-2246
Horário de funcionamento: 9h às 18h
Fechado: quinta-feira

Kinseiken Nirasaki

Onde: 154 Kotagawa, Nakadamachi, Nirasakishi, Yamanashi 407-0262
Tel: +81-551-25-3990
Horário de funcionamento: 9h às 18h

Observação: O mizu shingen mochi são vendidos apenas aos sábados, domingos e feriados de junho a setembro.

Veja a receita do Mizu Shingen Mochi

Fontes: Rocket News 24, Huffington Post, Kinseiken,