Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

12º Sukiyaki do Bem 2018

sukiyaki do bem 2018

Rafael Salvador

O Sukiyaki do Bem é um jantar beneficente promovido pela ceramista Hideko Honma com a participação de top chefs e especialistas da gastronomia. O evento chega à 12ª edição e acontece no dia 21 de setembro de 2018, no hotel Tivoli Mofarrej São Paulo.

O jantar especial é constituído por receitas exclusivas servidas em tigelas e pratos também produzidos para a ocasião. Iniciativa da ceramista Hideko Honma, o projeto Sukiyaki do Bem tem todo o seu lucro líquido destinado a instituições de assistência social.

Neste ano, participam do evento André Saburó, chef do premiado Taberna Japonesa Quina do Futuro, de Recife; Telma Shiraishi, do Aizomê, de São Paulo, eleito pela segunda vez o melhor restaurante japonês pela Folha de S.Paulo; Kazuo Harada, que comandou o carioca MEE, que conquistou uma estrela Michelin; Satoshi Kaneko, do Kinoshita, de São Paulo, que também tem uma estrela Michelin; William Ribeiro, que comanda o Seen, do hotel Tivoli Mofarrej São Paulo; e Mari Hirata, chef e pesquisadora, residente no Japão, convidada especial para esta edição do evento. Cada chef escolhe uma das cerâmicas e cria o seu prato da noite, compondo um jantar especial em seis tempos.

Quanto às bebidas, a harmonização ficará por conta da mestre cervejeira e sommelière Carolina Oda e da consultora em saquê e também sommelière Yasmin Yonashiro.

sukiyaki do bem 2018

Time que promove o Sukiyaki do Bem de 2018. O time: André Saburó, Satoshi Kaneko, Yasmin Yonashiro, Kazuo Harada, Hideko Honma, Telma Shiraishi, Carolina Oda, William Ribeiro e Mari Hirata. Rafael Salvador

As entidades que receberão a doação do Sukiyaki do Bem de 2018 são a Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi no Sono e a Associação Travessia – Núcleo de pedagogia Waldorf Especial.

Mais sobre o Sukiyaki do Bem

O projeto Sukiyaki do Bem teve início em 2007, quando Hideko Honma convidou chefs a fazerem releituras desse tradicional prato japonês, com o intuito de difundir a arte da cerâmica aliada à gastronomia, com a preocupação de reverter essa ação para uma causa social. “O sukiyaki é um prato muito apreciado pelas famílias japonesas nos dias de frio, à base de carnes, verduras e legumes cozidos em um delicioso caldo, em um pequeno fogareiro colocado sobre a mesa. Ele traz a ideia de união, pois todos se sentam em torno da mesa para cozinhar, comer e conversar”, afirma a ceramista. “Assim, é natural que o sukiyaki dê nome a um evento que fala de união entre duas artes e que estende essa ideia de estar juntos às instituições beneficentes que apoiamos.”

Hoje, já não há essa preocupação em seguir o formato original do sukiyaki. Os chefs criam livremente suas receitas. Mas foi mantida a ideia de um momento especial para ser aproveitado por familiares e amigos.

O convite para o Sukiyaki do Bem custa R$ 550 por pessoa e pode ser comprado no ateliê da ceramista e na Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi no Sono, em São Paulo. Ao final do jantar, os convidados podem levar as peças de cerâmica como uma lembrança.

Também participam do evento ceramistas que compõem a Instalação de 350 utsuwa (recipientes). Dessa exposição, cada convidado escolhe a sua peça para levar para casa, junto com mais uma que faz parte do jantar.

Veja como foi o Sukiyaki do Bem de 2017

Sukiyaki do Bem 2018

Quando: 21 de setembro de 2018
Horário: 19h30
Onde: Tivoli São Paulo Mofarrej
Endereço: Alameda Santos, 1.437, Cerqueira César. São Paulo-SP
Quanto: R$ 550
Ingressos:

  • Ateliê Hideko Honma. Av. Jacutinga, 434, Moema, tel. (11) 5042-4450
  • Associação Dom José Gaspar – Ikoi-no-Sono. R. São Joaquim, 381, sala 42, Liberdade, tel. (11) 3209-0215

Mais informações: contato@hidekohonma.com.br ou (11) 5042-4450