Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC Ink Comics AkibaSpace BMA

46º Moti Tsuki Matsuri na Praça da Liberdade

Para celebrar a chegada no novo ano, as entidades nipo-brasileiras Acal, Bunkyo-SP, Enkyo, Kenren e Aliança Cultural Brasil-Japão promovem a festa do bolinho da prosperidade 46º Moti Tsuki Matsuri no dia 31 de dezembro de 2016 (sábado), a partir das 8 horas da manhã, na praça da Liberdade, em São Paulo (perto da estação Liberdade do metrô).

A festa inclui a produção de bolinhos de arroz glutinoso (moti) da forma tradicional, com um pilão e uma espécie de marreta em que os grãos de arroz são amassados até formarem uma massa consiste. O simbolismo dessa transformação dos grãos de arroz em uma massa unida, que não se separa mais, pode ser comparado à nossa vida. Unidos formamos uma massa consistente e, com certeza, venceremos! Consumir o bolinho no primeiro dia do ano simboliza o desejo pela vida longa.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

A partir das 8 horas serão distribuídos 20 mil saquinhos com dois motis (um branco, que significa PAZ; e um rosa, que significa FELICIDADE); e, a partir das 10h30, serão distribuídas porções de ozôni (sopa com o bolinho da prosperidade).

IMPORTANTE! Ao tomar a sopa, coma o bolinho que está dentro dela. Na praça, muitas pessoas jogam o bolinho no chão ou no lixo e, com isso, estão jogando fora o desejo de prosperidade e vida longa.

COMO SABOREAR O BOLINHO

Ao ganhar o bolinho, não o coma. Leve-o para casa!

Coloque um pingo de óleo em uma frigideira. Frite rapidamente o bolinho até que fique mole, com a casca crocante. O bolinho também pode ser assado em grelhas. Misture uma colher de açúcar com um pouco de shoyu e passe o bolinho sobre essa mistura ou apenas jogue um pouco de açúcar sobre ele e se delicie!

motitsuki-acal
Moti Tsuki Matsuri no dia 31 de dezembro de 2016
Haverá a apresentação do grupo de taikô Tenryuu Wadaiko e uma Cerimônia Xintoísta com o reverendo Kazuo Osaka do Templo Nambei Jingu, com o Chinowa (círculo). Quem passa por dentro dele é purificado, retirando-se as impurezas e a má sorte.

PROGRAMAÇÃO
    7h30 Preparativos
    8h Início da distribuição de saquinhos com o bolinho da prosperidade (moti)
    9h Recepção de Autoridades e Convidados
    9h30 Abertura Oficial, com apresentação de taikô com os grupos ACAL e Tenryuu Wadaiko. Seguida da cerimônia religiosa Xintoísta, com o Reverendo Kazuo Osaka, do Templo Nambei Jingu; e da saudação das autoridades
    10h30 Moti Tsuki – as autoridades socam motigome para a confecção do bolinho de arroz (moti)
    10h30 às 13h oferecimento de ozouni (sopa com bolinhos da prosperidade – moti)
    11h30 Solenidade. Autoridades e convidados serão recepcionados na sede da ACAL

Realização: ACAL, BUNKYO-SP, ENKYO, KENREN e ALIANÇA CULTURAL BRASIL-JAPÃO

46º Moti Tsuki Matsuri – Festival do Bolinho da Prosperidade

Quando: 31 de dezembro de 2016
Horário: das 8h às 13h
Onde: praça da Liberdade, São Paulo-SP
Mais informações: www.facebook.com/events/357664011271759

Ozoni, a sopa da prosperidade